Cub de Julho de 2024 em R$ 2.793,27
O Sinduscon da Grande Florianópolis divulgou o CUB Médio Residencial referencial para o mês de julho de 2024 em R$ 2.793,27. Este valor representa um acréscimo de 0,68% sobre o mês imediatamente anterior, ou seja, junho de 2024. O atual patamar representa uma alta acumulada de 1,65% nos últimos 12 meses.
Em Itapema a correção se dá apenas pelo CUB-SC, bom para o comprador
As construtoras da maioria das cidades catarinenses costumam praticar o reajuste de parcelas e dos reforços de pagamento utilizando as variações dos índices de inflação como o INCC no período da construção da obra e acrescentando um percentual de 0,5% ao mês após o momento da entrega das chaves.
Em Itapema, a prática de usar apenas o CUB é extremamente favorável aos compradores, inclusive antes da entrega das chaves e depois da entrega das chaves.
Composição do CUB de julho mostra controle da alta
De acordo com o Sinduscon da Grande Florianópolis, o atual valor referencial do CUB-SC pode ser dividido em quatro principais categorias e nos seguintes pesos para a sua composição: material de obra em 37,5%, mão de obra em 60,1%, despesas administrativas em 2,2% e finalmente, em equipamentos com 0,2%.
Outros indicadores subiram mais em comparação ao CUB-SC
O INCC-M (Índice Nacional da Construção Civil – M) de Junho 2024, medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) subiu 4,03% em nos últimos 12 meses. Outros indicadores como o IGP-M, muito utilizado para reajuste de aluguéis, apresenta alta acumulada nos ultimos 12 meses de 2,45%. Este último, muito influenciado pela recente alta da cotação do dólar.
Conclusão
Apesar da recente alta do CUB-SC, notamos que trata-se ainda da menor variação de reajuste possível para compradores de imóveis na planta. Portanto, esta é umas das vantagens de se investir em imóveis na planta na cidade de Itapema (SC).
Você já sabia desta prática de utilização de apenas a variação positiva do CUB-SC para a correção dos valores de parcelas e reforços de pagamento?